Muitas vezes se ouve falar de pessoas que se deram bem na vida! Alcançaram o sucesso, possuem carrões, mansões, iates e tudo que o dinheiro pode comprar. Porém, é bom parar, pensar e refletir sobre como essas pessoas conseguiram tudo isso. Se for uma pessoa jovem dizem, nasceram em berço de ouro e se for uma pessoa de mais idade dizem, antigamente era mais fácil, fora quando dizem este só pode estar roubando, se não teria conseguido esta grana toda. Pois bem, pode até existir isto tudo, mas o importante é andar por outro caminho e não simplesmente olhar para outro sem buscar o que realmente se quer, sem planejar no presente para alcançar o futuro.
O importante é ser empreendedor de si mesmo! Mas o que é ser empreendedor? “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. (Schumpeter, 1949)
Empreender parte do pressuposto de ter paixão pelo que se faz, é ter iniciativa para criar um novo negócio, seja um projeto ou uma empresa, é utilizar os recursos disponíveis de forma criativa transformando ambiente social e econômico onde vive. Aceitar assumir riscos e a possibilidade de fracassar, buscar oportunidade, ter iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência. Comprometimento com tudo aquilo que faz, é buscar informações constantemente, estabelecer metas, planejar e monitorar, persuadir, ter redes de relacionamento, no trabalho e fora dele, ter independência e autoconfiança. Essas são algumas características de empreendedor para ter em mente.
Se você ainda não sabe do que realmente gosta, pare, reveja seus conceitos e não fique falando mal ou invejando o que os outros têm e o que você não tem. Planeje sua vida, pois com certeza é o melhor caminho para alcançar o sucesso.